quinta-feira, 8 de março de 2012

Para você que não consegue entender as leis do Pentateuco... - Parte 2


Continuação e fim do texto

- Sim Zequinha, já entendi, mas eu quero saber mais sobre essas leis...
- Calma, eu explico! Tudo começou com os 10 Mandamentos, lá em Êxodo 20. E daí foram vindo as leis a cerca da adoração, propriedade, trabalho, violência, alimentação, moradia e tudo mais.
No livro de Levítico, essas leis ficam bem claras. Para você ter uma ideia de quanto o Senhor se preocupava com tudo, tinha lei falando sobre o cuidado com o mofo (14:33-57), as doenças de pele (13 e 14), os fluxos menstruais e o sêmen (no homem) (15), nossa, tinha orientação para tudo!
- Mas para que falar de tanta coisa será que esse povo não sabia nem como limpar um mofo?
- Basicamente não. Lembre-se que estamos falando de um período lá no comecinho dos tempos, a medicina não era tão avançada e no Egito, onde eles viveram, os cuidados com higiene eram mínimos.
- É, pensando por esse lado...
Mas, Zeca, eu tava lendo o capítulo 13 e 14 de Levítico e ele fala sobre lepra e não doenças de pele como você disse. E aí, você pode me explicar isso melhor?
- Claro; é assim, naquele período, como o próprio comecinho do capítulo 13 explica, qualquer mancha irritadiça, ferida ou coisa parecida que surgisse na pele de uma pessoa era considerada lepra...
- Hãn, entendi!
- Mas, sabe que eu acho incrível? O cuidado de Deus com a alimentação daquele povo.
- Ah, eu achei algumas daquelas orientações meio exageradas...
- Que isso Gaby?! Quando Deus proíbe o povo de comer alimentos com sangue, gordura, ou até mesmo lista alguns animais dos quais eles não podiam comer a carne, era apenas mais uma prova de cuidado. Imagine aí, aquele povo não tinha noções de medicina, se eles se contaminassem comendo alguns desses alimentos proibidos, o que seria deles? Pense por esse lado.
- É, pensando bem você está certo; já vi que vou ter que ler o capítulo 17 de Levítico com outros olhos.
- Pois é... Mas continuando com o assunto – Cuidado de Deus – eu fico viajando ao pensar no quanto Deus capacitava Moisés para cuidar daquele povo. Observe que nosso patriarca executou função de um monte de profissionais: foi legislador, ao entregar as leis ao povo; foi nutricionista, ao instituir os alimentos que podiam e não podiam comer; foi juiz, quando julgava os diversos crimes que aquele povo, por vezes, cometia. Enfim, Deus o capacitou em tudo! Isso é incrível, não é mesmo?
- É sim, o nosso Deus pode todas as coisas Zequinha. Pegou um gago em quem ninguém dava nada, e transformou no maior líder que Israel conheceu.
- (risos) Você é uma graça Gaby, gago, nem lembrava mais desse detalhe.
- (risos) Mas se é verdade, é a sua Bíblia quem diz!
- Ah eu já sei Gaby, Êxodo 6: 12 e 30. Não faltei tantas aulas da EBD quanto você, (risos).
- E... começamos a brigar, (risos) seu chato!
A mamãe daqui a pouco me liga, deixa eu ir. Mas muito obrigado pela ajuda Zequinha.
- De nada Gaby, pode contar sempre.
FIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário